OFICINA DE CIANOTIPIA
Oficina teórico-prática de fotografia experimental onde os alunos aprenderão todas as etapas para a produção de cianotipia, suas diversas possibilidades criativas, além de receberem noções básicas sobre a história e os princípios da fotografia alternativa.
A cianotipia é um método de registro de imagens criado em 1842 por Sir John Herschel, astrônomo inglês, interessado na reprodução de seus desenhos e notas. Diferente dos métodos fotográficos alternativos que conhecemos, baseados em sais de prata, o cianótipo (ou Blue Print) tem em sua fórmula sais de ferro que confere as imagens uma aparência azulada.
O cianótipo é um processo manual no qual o fotógrafo gera seu material fotossensível e, portanto, permite muita interferência oferecendo possibilidades criativas diversas.
Nossas oficinas de fotografia experimental tem 8 horas de duração e geralmente acontecem aos sábados de 14h as 18h e aos domingos das 10h as 14h .
1º dia – Sábado
-
Breve histórico e introdução teórica a cianotipia
-
Projeção de imagens (cianótipos)
-
Preparação das soluções fotossensíveis
-
Geração e impressão de negativos digitais
-
Emulsionamento e secagem dos papéis
2º dia - Domingo
-
Exposição e revelação química
-
Experimentações e Dicas
-
Digitalização dos trabalhos realizados
-
Análise dos resultados
OBS:
Fornecemos todo o material necessário para a oficina: químicos, papéis, acetato para negativos, apostilas e material de proteção
A capacidade da oficina é limitada em apenas 08 participantes e não se repete muito ao longo do ano!
Se cadastre no site para ficar sabendo primeiro das turmas abertas.
Veja aqui na galeria algumas imagens produzidas com Cianotipia.