O RECOMEÇO DO LAB CLUBE

(e contamos com você)

O Lab Clube está migrando a comunicação por email com você para uma nova base digital mais completa, eficiente e segura!

 

Estamos iniciando uma nova etapa na nossa trajetória que permitirá que nossa Comunidade continue crescendo e que a gente leve até a você, com regularidade e inteligência, conteúdo de qualidade e relevância sobre Processos Fotográficos Históricos.

Para continuarmos crescendo juntos basta apenas que você se cadastre novamente em nossa nova plataforma, colocando SEU MELHOR EMAIL no formulário ao lado! OBS: Alguns celulares as vezes tem incompatibilidade com o formuário. Se você não conseguir se cadastrar usando o celular, sugerimos que tente te um Desktop.

Para comemorar o Lab Clube te espera do outro lado com a  Linha do Tempo dos Processos Fotográficos Históricos!

Neste Pôster ilustrado e colorido, já prontinho para impressão, você saberá onde, quando e quem inventou cada um dos mais de 20 Processos Históricos que ao longo do sec. XIX moldaram o desenvolvimento da Fotografia!

Além de um outro presentinho para você, o nosso... ah, esse a gente guarda a surpresa! Você vai descobrir assim que renovar o seu cadastro preenchendo agora mesmo o formulário abaixo!

Neste Pôster você saberá:

 

O nome de cada Processo Fotográfico Histórico, seu inventor, em que ano e em que lugar do mundo eles foram inventados. E todos acompanhados de uma imagem e breve descrição para que você saiba também as principais características técnicas, artísticas e comerciais de cada um deles.

Você vai descobrir qual foi a primeira vez na história em que foi usado o termo "fotografia" para denominar a formação de imagens pela ação da luz. E provavelmente se surpreenderá de saber que isso ocorreu aqui bem pertinho, bem mais próximo do que você imagina.

Você vai ver e saber o nome do inventor e do Processo que resultou na primeira imagem fixada da história.  

Você vai saber quem de fato, 4 anos antes do invento oficial da fotografia, descobriu o Processo que já permitia a reprodutibilidade fotográfica baseada na lógica do negativo-positivo. 

Você vai saber quais foram as descobertas e quais os Processos que pouco a pouco foram responsáveis pela geração de imagens coloridas na história da fotografia.

Você vai descobrir em que ano ocorreu o invento que mudaria de vez a nossa relação com a fotografia, tornando-a portátil e possível de ser feita por qualquer pessoa comum.

O Lab Clube é um Núcleo Artístico especializado no ensino, pesquisa, prática e difusão dos Processos Fotográficos Alternativos no Brasil. Desde 2012 ministra regularmente oficinas, cursos e workshops de Cianotipia, Van Dyke, Papel Salgado e Goma Bicromatada, realizando também mostras e exposições, palestras e publicações em universidades, escolas e centros culturais em diversos Estados de todas as Regiões do País. Contemplado duas vezes através de edital pelo Ministério da Cultura/Funarte, o Lab Clube realizou em âmbito nacional o projeto de intercâmbio Fotografia Experimental e Fotoclubismo (2013) e o programa de residência artística Processos Fotográficos: Ensaios para uma Poética Experimental (2015).