NO MEIO DO CAMINHO HÁ UMA RESIDÊNCIA. HÁ UMA RESIDÊNCIA NO MEIO DO CAMINHO

18-Mar-2015

E num piscar de olhos chegamos a metade do caminho: finalizamos a primeira parte da residência. Em duas semanas nossos "Alquimistas" aprenderam e praticaram os 4 processos envolvidos no projeto - Cianótipo, Van Dyke, Papel Salgado e Goma Bicromatada. Partindo inicialmente de suas imagens de arquivo, cada um começou a delinear os projetos para a próxima fase que se iniciou nesta segunda-feira, ou seja, a produção de trabalhos inéditos buscando uma interseção entre o conjunto de questões poeticamente já exploradas por eles, com os novos recursos e ferramentas apreendidos aqui no Lab Clube!

 

Compartilhamos a extrema alegria de ver se formar um grupo motivado, curioso, atento e empenhado, solidários e generosos uns com os outros, um grupo que mergulhou de cabeça na oportunidade e experiência que se abriu com nosso projeto, trabalhando todos de modo intenso e inquieto não apenas no laboratório mas tomando pra si todo ateliê.

 

 

 

É preciso ressaltar que aquilo que poderíamos denominar como sendo um período intenso de formação e transferência de saberes de uns para os outros, se deu sobretudo como um momento de trocas e aprendizados mútuos, de formação (essa sim!) de laços a partir do compartilhamento irrestrito de informações, dúvidas, observações, onde a fotografia foi tomada apenas como trampolim para um mergulho em questões de toda ordem que envolvem o desenvolvimento e constituição de uma atividade artística, seus prazeres e seus dilemas, tudo sendo explicitado a cada oportunidade, um exercício de vínculo horizontal e afetuoso, tal como vivenciamos no Filé, tal qual nossa natureza de coletivo, dentro de onde o Lab Clube se forja. 

 

Dentre muitos momentos marcantes dessa primeira fase, queremos destacar aqui o encontro com a artista e professora Anna Bella Geiger, com mais de 60 anos de carreira, cuja trajetória artística se confunde com os processos de formação e crítica do pensamento contemporâneo no Brasil, atravessando os movimentos de arte abstrata, concreta e neoconcreta, com uma produção sempre experimental no campo da gravura, pintura e desenho, atrelados constantemente a matrizes gráficas, sendo responsável ainda pela fundação da Ala Experimental do MAM-RJ na década de 70 e pela formação da primeira geração de videoartistas do país, esbanjando vigor e tenacidade no alto de seus 82 anos de vida. 

 

Anna Bella fez uma análise detalhada do portfólio dos nossos Residentes, dos trabalhos desenvolvidos por eles até o ponto anterior ao início do nosso projeto, visando despertar em cada um maior consciência crítica acerca de suas produções, para que essa reflexão interna ressoasse e amplificasse inquietações artísticas que pudessem resultar em grandes projetos e propostas de desenvolvimento de trabalhos inéditos nessa segunda etapa que se inicia.

 

 

...e a segunda etapa já se iniciou! ...e um outro encontro com a Anna Bella já aconteceu! Mas vamos manter todos aqui curiosos por enquanto, contamos tudo em um outro post, na outra semana! Mas sem deixar de antecipar um convite: no dia 28 de março, a partir das 16h, acontecerá aqui no Peixada Arte Contemporânea, ateliê do coletivo Filé de Peixe - sede do Lab Clube, uma mesa redonda contando com a participação da Anna Bella e de cada um dos nossos Residentes, que falarão um pouco sobre suas trajetórias, a experiência dentro do projeto, sobre os novos trabalhos desenvolvidos por cada um aqui, nos diversos processos abordados pela gente!  O evento de encerramento é gratuito, mas como nosso espaço tem capacidade limitada, os interessados devem confirmar presença através do email labclube@gmail.com

 

E sem mais delongas ou suspense, vamos as imagens! Vejam abaixo um primeiro recorte de tudo que foi produzido até então na primeira etapa da Residência!     

 

Ah, e continuem acompanhando pelo Instagram @labclube o dia-a-dia da residência. 

 

 

 

VITOR DADS

 

 

 

 

 

RENATA VOSS

 

 

 

 

 

MARILIA BIANCHINI

 

 

 

 

 

 

 

HUGO NASCIMENTO

 

 

 

 

 

 

PAULA HUVEN

 

 

 

 

Please reload

Recomendados