Um outro Dia para o Dia Nacional da Fotografia

Em 08/01 comemoramos o Dia Nacional da Fotografia e do fotógrafo. Mas como falamos anteriormente, nunca entendemos bem o motivo de terem escolhido exatamente o dia 08 para comemorar, já que os fatos históricos nunca mencionam essa data.

Logo após o lançamento oficial da fotografia na França, em 19/08/1839, fato que deu origem ao "Dia Mundial da Fotografia" (conforme falamos aqui) o mundo se agitou querendo saber mais detalhes da novidade. Apenas 1 mês depois desse lançamento, teve início uma expedição científica de volta ao mundo, com previsão de durar 2 anos.

Essa expedição, organizada e comandada por Augustin Lucas, serviria também como um navio-escola e levava vários estudantes europeus que comandariam a marinha mercante de seus países no retorno.

Após um pequeno atraso na partida, já que o comandante Lucas fez questão de visitar o estúdio de Daguerre e aprender a utilizar o daguerreótipo para poder levar na viagem, no dia 25/09/1839 o navio Oriental deixou o porto de Nantes, na França em direção às Américas, levando além do daguerreótipo, várias invenções “modernas”.

Chegou na baía de Guanabara um pouco antes do Natal, quando começaram as articulações com o Imperador D. Pedro II para que pudessem demonstrar essas invenções.

Foi então que, em 16 de janeiro de 1840, um membro da tripulação, o Abade Louis Compte levou todos para a Praça XV e fez a primeira daguerreotipia em solo brasileiro, em frente a uma platéia de incrédulos no que viam, além da família imperial.

O jornal no dia seguinte publicou:

“Hoje de manhã teve lugar na hospedaria Pharoux um ensaio fotográfico tanto mais interessante quanto é a primeira vez que a nova maravilha se apresenta aos olhos dos brasileiros. (...) É preciso ter visto a coisa com os próprios olhos para se poder fazer idéia da rapidez e do resultado da operação (...). Em menos de nove minutos, o chafariz do largo do Paço, a praça do Peixe, o mosteiro de São Bento e todos os outros objetos circunstantes se acharam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a coisa tinha sido feita pela própria mão da natureza e quase sem a intervenção do artista”.

Essa pequena participação na história do Brasil, despertou em nosso Imperador, que tinha apenas 14 anos, uma paixão enorme pela fotografia. Poucos meses depois, em uma viagem a Europa, ele mesmo comprou para si um daguerreótipo e passou a retratar o dia a dia da família real, se tornando o primeiro fotógrafo brasileiro.

Joaquim Insley Pacheco. Pedro II, Imperador do Brasil : retrato, 1883. Rio de Janeiro, RJ / Acervo FBN

Como dissemos no início do post, não entendemos o motivo do Dia Nacional da Fotografia ser comemorado antes do dia da primeira fotografia no brasil, já que aparentemente não há nenhum fato histórico que justifique isso.

Na nossa opinião o dia 08 é o dia da fotografia simplesmente "porque sim".

Caso alguém por aí saiba o motivo, por favor nos informe.

Até que isso aconteça, o Lab Clube institui o dia 16/01 o Novo Dia Nacional da Fotografia!

Recomendados
Posts Recentes
Tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Ícone do App Instagram
Arquivo

Baixe agora o Ebook "Como montar um laboratório em casa"