Como criar negativos digitais
Recentemente lançamos o kit Cyano Paper, uma caixinha com várias folhas de papel preparadas com químico de cianotipia, prontas para serem usadas. A ideia é possibilitar a prática do cianótipo àquelas pessoas que não querem se preocupar em montar uma estrutura para isso. Com isso recebemos muitas perguntas sobre como fazer o negativo digital.
Aqui vamos mostrar como nós fazemos os nossos. Sabemos que existem muitas outras formas, inclusive utilizando programas gratuitos de edição de imagem, mas aqui usamos o Photoshop e o passo-a-passo a seguir é com ele.
Bom, antes de tudo você precisa saber que em muitos dos processos fotográficos históricos (como aqui no exemplo o Cianótipo, mas também o Van Dyke, Goma Bicromatada, Papel Salgado, Albumina...) fazemos as imagens por contato, ou seja, posicionamos algum objeto sobre o papel preparado com o químico e levamos para expor. Dessa forma obtemos, por contato, o desenho da silhueta do objeto, como faziam os primeiros "fotógrafos" como Talbot e seus desenhos fotogênicos.

Two delicate plant fronds - Photogenic drawing negative, Fox-Talbot -1839
Como Anna Atkins em seu livro
“Photographs of British Algæ. Cyanotype Impressions” de 1843

Ou ainda como Man Ray e seus Rayographs:

Mas, também é possível conseguir imprimir por contato uma fotografia que você tenha feito anteriormente, seja ela analógica ou digital. Para isso usamos um "negativo digital", que é uma transparência com uma imagem fotográfica impressa com as cores invertidas (Negativo) para que possamos obter uma fotografia positiva por contato.
A imagem final vai ser exatamente do mesmo tamanho do negativo, mas tudo que é "preto" no negativo, vai sair "branco"no positivo.
Essa impressão precisa ser de qualidade e bastante densa, pois é o que vai determinar os tons e meio tons da impressão.
Você precisa saber que existem 2 tipos de transparência: as para impressora jato de tinta e as para impressora a laser. As para jato de tinta tem maior densidade, por isso são melhores para se usar nos processos. Existem transparências especiais para processos fotográficos alternativos, como a Pictorico, mas estas, infelizmente, não são encontradas no Brasil. Costumamos usar a "Filipaper Inkjet Transparência" que é bem fácil de encontrar nas papelarias e lojas especializadas.
Você vai precisar de: - Um computador com programa de edição de imagens - Folhas de transparência para retroprojetor específica para impressoras jato de tinta - Uma impressora jato de tinta
Como fazer:
1) Abra a imagem no photoshop

2) Vá em Image > mode > grayscale -- com isso vc retira qualquer informação de cor da imagem, o que vai ajudar a formar uma imagem mais densa no pb

3) Use o atalho Ctrl + I -- a imagem vai ficar no negativo, ou seja, o que é branco fica preto e o que é preto fica branco

4) Depois o atalho Ctrl + L -- para ajustar o histograma melhorando brilho e contraste da imagem

5) Atalho Ctrl + P
-- abre a configuração de impressão. Escolher papel pra transparência e alta qualidade.

Imprima e espere secar antes de utilizar.
Com esse negativo digital, você pode por exemplo utilizar o Cyano Paper para fazer sua impressão no sol.
Simplesmente posicione o negativo em cima do papel emulsionado, coloque uma chapa de vidro em cima para garantir que o negativo não saia do lugar e leve ao sol.
Depois é só lavar em água corrente e opcionalmente mergulhar numa bandeja com 1 litro de água + 20ml de água oxigenada 10 volumes.
Esse negativo também é ideal para você utilizar nos outros processos históricos que funcionam por contato, como Van Dyke, Papel Salgado, Goma Bicromatada.... Aqui você pode comprar os químicos prontos pra usar em casa.
E pra facilitar sua vida, clica aqui e baixa esse tutorial em pdf....
Conte pra gente o que achou desse tutorial, se você faz de uma forma diferente da nossa e nos fale se tem sugestões para melhorar o processo.
Tags: