Como fazer Van Dyke

Há um tempo atrás falamos sobre a história curiosa e incomum do surgimento e desenvolvimento do Van Dyke, vale muito a pena ler, será uma surpresa para você!

Também ensinamos a fazer cianótipo tim-tim por tim-tim.

Agora vamos te ensinar a fazer um Van Dyke como esses aqui da nossa GALERIA

Toda a parte a respeito dos materiais necessários já foi detalhada no post sobre cianotipia AQUI, e eles usam basicamente os mesmos itens, como papéis, pincéis, etc...

Sendo assim, vamos passar direto para a parte específica do Van Dyke.

O Van Dyke é o primeiro processo criado a utilizar sais de prata E ferro ao mesmo tempo, o que dá a ele mais sensibilidade e maior gama tonal que o cianótipo (que é só ferro), porém menos sensibilidade que o Papel Salgado (que é prata). Essa mistura também confere às imagens um tom amarronzado, ferroso.

Van Dyke - Marco Antônio

Ele é composto de 3 soluções distintas, que devem ser preparadas separadamente e misturadas apenas no momento do emulsionamento.

Além disso, após a imagem ser exposta e lavada, deve ser fixada com uma quarta solução, que é feita com o Hipossulfito de Sódio, químico usado nos fixadores para fotografia P&B ainda hoje.

O Lab Clube comercializa um kit com essas 4 soluções pra fazer Van Dyke, o que facilita a vida de muita gente, maaaas, aqui a gente não só vende o peixe, também ensina a pescar.

Kit Van Dyke

Então anota aí os químicos que você vai precisar:

- Citrato Férrico Amoniacal de cristais verdes - Ácido Tartárico - Nitrato de Prata - Hipossulfito de Sódio - Água destilada

Além dos químicos, você vai precisar de:

- Balança de precisão - Frascos de vidro para mistura dos químicos - Frascos de vidro âmbar com tampa para guardar as soluções - Etiqueta ou fita crepe para identificar as soluções - Papel para aquarela - Pincel - Secador de cabelo ou ventilador - Bandeja de tamanho maior que o papel a ser utilizado - Negativo digital - aprenda a fazer AQUI - Chapas de vidro ou acrílico - Fonte de luz UV

OBS: TODOS ESSES MATERIAIS JÁ FORAM DESCRITOS E EXPLICADOS NO POST SOBRE COMO FAZER CIANÓTIPO AQUI

1) PREPARE AS SOLUÇÕES

Solução A)

20g de Citrato Férrico Amoniacal de Cristais Verdes 70ml água destilada

Solução B)<