Como Revelar Negativos P&B em Casa

Muita gente gosta de fotografia P&B, tem vontade de se aventurar no laboratório, mas acha que é tudo muito complicado para fazer sozinho. Vamos mostrar aqui como pode ser bem simples montar a uma pequena estrutura em casa para processar seus negativos p&b, além de ser mais barato e divertido do que mandar para um laboratório convencional. Esse tutorial vai ser bem básico e prático, é pra quem quer começar do começo mesmo, então não vamos entrar em questões muito técnicas no momento, tudo bem?

Providencie o mínimo que você vai precisar:

  • Tanque e espiral pra revelação

Tanque e espiral para revelação de negativos

Eles podem ser de metal ou de plástico, sendo essa última mais fácil de utilizar. Você pode comprar no mercado livre ou em feirinhas de antiguidades.

  • Changing bag

Nada mais é que um saco preto, vedado a luz, com duas aberturas laterais pra você colocar o material e as mãos lá dentro. Ele protege o filme enquanto você coloca na espiral para revelar. Você pode gastar uma graninha comprando lá fora (olha aqui na B&H) ou pode produzir a sua própria. Em breve vamos colocar aqui um tutorial pra te ajudar!

  • Fonte de água corrente (uma torneira)

  • Um abridor de garrafas (um normal mesmo, de cerveja)

  • Um cronômetro (pode ser seu celular)

  • Uma câmera fotográfica ANALÓGICA (claro)

  • Um filme fotográfico Preto e Branco

  • Uma tesoura

  • Revelador para negativos Preto e Branco

  • Fixador

  • Interruptor

  • Solução umectante (Todos esses químicos podem ser comprados AQUI)

  • Frasco Graduado

  • Garrafas de água mineral de 1,5l vazias

Vamos lá então. Conseguiu tudo?

Bom, o primeiro passo, obviamente é... fotografar! Pegue sua câmera, coloque um filme pb nela e leve para um passeio.

Ao terminar, rebobine o filme para dentro do cartucho e retire da câmera.

PASSO 1 - COLOQUE O FILME NO CARRETEL

Sério, essa é a parte mais chata, enjoada, complicada da história toda: colocar o filme na espiral. Isso vai te demandar alguma prática e o derramamento de algumas gotas de suor. Não se preocupe, com o tempo você pega o jeito. Achamos esse video aqui que ensina direitinho como colocar o filme e o ideal é você treinar bastante com um filme já revelado para poder fazer com a luz acesa. Quando (tiver esgotado a paciência) estiver craque, parta para a real:

Coloque DENTRO da changing bag:

a espiral

o tanque

o filme

o abridor de garrafas

a tesoura.

- Retire a "tampinha" do filme usando o abridor de garrafas.

- Retire o filme de dentro do cartuchinho

- Corte a ponta do filme pra ela ficar reta - Comece a desenrolar o filme e colocar na espiral. Cuide para que as partes do filme não se toquem (o que vai ocasionar falhas na revelação) e evite tb amassar as bordas do filme.

O ideal é que você esteja com luvas nesse momento para não deixar seus dedões marcados no filme. Quando enrolar o filme todo, corte o final com a tesoura retirando a bobina, coloque dentro do tanque e feche a tampa. Agora você pode retirar o tanque da bag e fazer todo o resto do processo a luz ambiente.

PASSO 2 - PREPARE OS QUÍMICOS

Seguindo a recomendação do fabricante, seja o Lab Clube, a Kodak ou a Ilford (rá, olha a concorrência), dilua os químicos e guarde-os em garrafas plásticas identificadas (aqui usamos muito as garrafas de água mineral de 1,5l)

Aqui, claro, vamos falar sobre o modo de preparo dos químicos produzidos pelo Lab Clube que fazem parte do "KIT LABORATÓRIO P&B - REVELAÇÃO DE NEGATIVOS".

OBS: Essas informações são enviadas junto do kit quando se compra em nossa loja, colocamos aqui uma versão mais simples

REVELADOR PARA NEGATIVOS (tipo Kodak D-76) - Agite bem o frasco antes de abrir - Coloque todo o conteúdo em um recipiente graduado - Complete com água destilada até chegar a 1l - Misture bem e guarde em uma garrafa com tampa etiquetada. - Essa é a solução de estoque. Ela pode ser diluída na proporção em 1:1, até 1:3

FIXADOR - Coloque todo o conteúdo em um recipiente graduado - Complete com água até chegar a 800ml - Misture até diluir bem o pó - Após diluído, complete com água até chegar a 1l - Misture bem e guarde em uma garrafa com tampa etiquetada - DILUIÇÃO: usar sem diluir

INTERRUPTOR - Coloque todo o conteúdo em um recipiente graduado - Complete com água até chegar a 1l - Misture bem e guarde em uma garrafa com tampa etiquetada. - DILUIÇÃO: usar sem diluir

SOLUÇÃO UMECTANTE - Coloque todo o conteúdo em um recipiente graduado - Complete com água destilada até chegar a 2l - Misture bem e guarde em uma garrafa com tampa etiquetada. - DILUIÇÃO: Use sem diluir

O ideal é preparar os químicos 24h antes de usar para garantir a completa diluição dos cristais.

PASSO 3 - REVELANDO O NEGATIVO

Com os químicos preparados, o filme fotografado e já no tanque, vamos enfim dar inicio ao processo. A ordem da revelação é a seguinte:

1 - Água 2 - Revelador 3 - Interruptor 4 - Água 5 - Fixador 6 - Água 7 - Solução umectante

1) Encha o tanque com água pura e agite por 30 segundos. Descarte. 2) Coloque o revelador dentro do tanque, agitando no inicio por 30 segundos. Coloque-o na bancada e aguarde 50 segundos. Pegue o tanque novamente e agite por 10 segundos, virando o tanque de cabeça pra baixo e fazendo um movimento de "8" conforme o GIF:

movimento pra revelar negativo

Faça esse processo tantas vezes quantas forem necessárias até completar o tempo que você pre-determinou, de acordo com o tipo do seu filme e a diluição que você usou no revelador.

Sugerimos o uso do aplicativo "Massive Dev Chart” para ver tempos e temperaturas ideais para cada tipo de filme.

3) Após o tempo, retire o revelador do tanque (pode guardar em outro recipiente, mas não misture com o químico não utilizado)

4) Coloque o interruptor no tanque e agite por 30 segundos. Descarte (ou guarde)

5) Encha o tanque com água e aguarde 30 segundos. Descarte.

6) Coloque o fixador no tanque. Agite por 30 segundos e depois aguarde mais 1 minuto. Descarte (ou guarde numa garrafa para reuso).

7) Nesse momento você já pode retirar a tampa do tanque e ver como ficou. Se ele tiver ainda uma aparência arroxeada, fixe mais um pouco.

8) Agora a parte mais importante: lavar. lavar. lavar. lavar. Coloque o tanque embaixo de uma torneira com a água aberta, de modo que fique um fluxo constante caindo dentro do tanque durante 30 minutos. Depois desse tempo, descarte a água que está lá dentro.

9) Coloque a solução umectante no tanque, aguarde 10 segundos sem agitar e descarte (ou guarde para reuso). Não lave mais.

10) Retire o filme do espiral, passe levemente o dedo como uma pinça para retirar o excesso de água e pendure o filme para secar em local protegido da poeira

Pronto! Seu filme está revelado, parabéns!

Essa experiência mudará pra sempre sua relação com a fotografia, pode apostar!

Bom, agora é só escanear e imprimir ou mesmo ampliar analogicamente suas fotos em um laboratório!

Em breve ensinaremos como.

E no Lab Clube você pode fazer isso e muito mais, nosso laboratório está aberto para locação, veja AQUI mais informações

Eaí? O que achou? Achou fácil? Vai tentar? Qualquer coisa fala com a gente!

Até a próxima!

Recomendados
Posts Recentes
Tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Ícone do App Instagram
Arquivo