Monocromias em Goma Bicromatada

7-Nov-2017

Imagino que vocês já tenham lido nossa série de 4 posts quando explicamos a Historia, a Química, a Cópia e o Negativo da goma bicromatada em 3 cores (1, 2, 3 e 4) . E agora no Lab já estamos fazendo a Goma com 4 cores, adicionando a camada preta, o que torna a imagem final ainda mais fiel a uma fotografia colorida..

 

       

 

 Goma bicromatada em 4 cores de Bené Diniz, produzida na oficina do primeiro semestre de 2017

 

A Goma Bicromatada é um processo químico mas que leva a uma alteração física: A goma arábica diluída e misturada ao dicromato, quando exposta a luz UV não muda de cor, a goma muda de estado, endurece!  

 

Por causa dessa mudança de estado, podemos misturar na goma arábica diluída, além de pigmentos variados, várias outras coisas (explicaremos mais abaixo), que quando misturados ao dicromato e expostos a luz UV ficarão agregadas com riqueza de nuances na goma endurecida, formando assim a imagem, com um grau de detalhamento e realismo fotográfico impressionantes!

 

Embora a Goma Bicromatada seja sempre associada a imagens coloridas, separando os canais de cor, uma coisa muito legal (e prática) de se fazer com ela é impressão em apenas uma camada.

 

Digo que é prático pq não precisamos imprimir vários negativos, nem ficar casando as camadas e muito menos precisamos repetir o procedimento diversas vezes.

 

Precisamos apenas selar o papel, aplicar a camada da cor escolhida, expor usando um negativo comum (o mesmo usado para qualquer desses outros processos monocromáticos) e lavar.

 

Quer saber mais variações que você pode fazer com a goma monocromática?

 

- Você pode fazer QUALQUER COR. Sim, tendo pigmentos das cores primárias (azul, amarelo e vermelho), vc pode sair misturando a vontade e criando qualquer tonalidade. Nas imagens abaixo não fizemos misturas, mas usamos as cores CMYK.

 


- Fazendo apenas uma camada você pode também usar papéis coloridos (que em geral não suportam muitos banhos em água, o que é necessário pra goma colorida em 3 ou 4 camadas)

 

 Camada vermelha no papel verde

 Camada azul no papel laranja

  Camada azul no papel rosa

 

 

 

 - Você pode usar outras coisas misturadas a goma arábica ao invés de pigmentos, como por exemplo purpurina, poeira, cinzas, areia...

 

 Goma com purpurina prateada no papel preto

 Goma com purpurina dourada no papel preto

 Goma com purpurina azul no papel branco

Goma com purpurina azul no papel preto

Goma com purpurina prateada no papel verde

 

 

 

- Pode sobrepor camadas de cores variadas, usando o mesmo negativo, mas "deslocando" a impressão

 

 

- Fazer faixas de emulsionamento com cores variadas na mesma imagem:

 

 Imagem de Nina Franco

 Imagem de Marcelo Ávila

 

- Usar tinta fosforescente:

 

 

 (meu preferido, confesso!)

 

Ou seja, dá pra fazer várias brincadeiras diferentes com a goma bicromatada! Vai tudo da sua imaginação e criatividade...

 

OBS: Vocês devem ter reconhecido as imagens do post... Sempre usamos as fotografias dos grandes mestres pra fazer os testes... Aqui temos Cartier Bresson, Man Ray e Koudelka!

 

E se você tiver feito alguma outra coisa que não falamos aqui, conta pra gente!

 

 

 

 

 

 

Please reload

Recomendados

Daguerre - Um Gênio ou um Aproveitador?