Estava escrito nas estrelas. Tava?

O que que Hercules Florence, John Herschel, Anna Atkins e Joseph Nicephore Niepce têm em comum?

- Todos são pioneiros da fotografia, claro, né?

Sim, claro!

Mas sabe o que mais? Todos fazem aniversário bem próximo e todos são do signo de Peixes.

E sabe o que isso impactou na invenção/desenvolvimento da fotografia?

Constelacao de peixes

-------

NAAADA

------

Brincadeiras a parte, percebemos essa coincidência lendo a biografia dos pioneiros. Herschel e Niepce inclusive são do mesmo dia (07/03), mas nasceram com 27 anos de distância.

Piscianos são conhecidos pela imaginação fértil, pelo poder de abstração e pela sensibilidade... Será que essas características fizeram com que eles enxergassem coisas onde antes ninguém enxergava? Imaginar possibilidades inimagináveis na época?

#alokadossignos

Isso realmente não sabemos... O que sabemos de fato é que todos esses 4 piscianos, cada um a sua maneira, fizeram contribuições CRUCIAIS ao desenvolvimento da fotografia, como a primeira fotografia da historia e o primeiro processo fotográfico, o primeiro livro ilustrado com fotografias, a descoberta do fixador fotográfico.

Se você ainda não os conhece, apresentamos brevemente agora.

Vamos começar pelo mais velhinho, que teria feito 253 anos no dia 07/03 em 2018: Joseph Nicéphore Niépce, francês responsável por fazer a primeira imagem fixada da história, através do processo da Heliografia. Era uma chapa de estanho, recoberta por betume da judéia (um tipo de asfalto) colocado dentro de uma câmera. Essa câmera foi posicionada em sua janela e após 8 horas de exposição, conseguiu fixar na chapa a imagem do seu exterior. Essa fotografia chamada "Point de vue du Gras" existe até hoje e faz parte do acervo do Harry Ransom Center - University of Texas. Nascimento: 7 de março de 1765, Châlon-sur-Saône, França

Veja aqui o que já falamos sobre ela: http://www.labclube.com/single-post/2015/08/19/Olha-o-passarinho

Niepce e a primeira fotografia

O segundo mais velho, que em 2018 faria 226 anos no dia 07/03 - olha ai a coincidência: mesmo dia do Niepce - é o mais querido do Lab Clube e eleito nosso padroeiro: John Frederick William Herschel (ainda faremos um post só dele). Matemático e astrônomo inglês, além de ter descoberto os processos de cianotipia, antotipia e van dyke, também descobriu e difundiu o uso do hipossulfito de sódio como fixador para os processos que usam prata. Esse químico é a base principal de todos os fixadores utilizados até hoje nos processos preto e branco, tanto para negativos quanto para papéis. Nascimento: 7 de março de 1792, Slough, Reino Unido Também já falamos dele aqui ó: http://www.labclube.com/single-post/2015/01/27/A-CIANOTIPIA-NA-ERA-DA-REPRODUTIBILIDADE-FOTOGR%C3%81FICA