A pergunta que não quer calar: Citrato VERDE ou MARROM? Qual a diferença? - Parte 1

Dos vários assuntos que poderíamos começar a conversar sobre Cianotipia, escolhi este, assim... bem polêmico. É que na explicação que rola uma química gostosa…

Mas primeiro de tudo, antes de iniciar nossa troca de ideias neste artigo, quero começar por um ALERTA: nem tudo que se passa nos processo de cianotipia foi 100% elucidado quimicamente, ok? Pois é… isso é muito importante de ser falado! Do ponto de vista cientifico ainda não temos resposta pra tudo!! Nem todas as reações, nem todos os porquês e nem todas as informações sobre os compostos presentes na cianotipia foram totalmente elucidados… e os citratos são ótimos exemplos desse fato.

Então vamos começar!

Sempre rolam aqueles papos que o Citrato Verde é melhor que o Marrom pra fazer cianotipia...

Já outros defendem que não veem diferenças... que é lenda....

E no final ninguém fala de verdade das diferenças do ponto de vista químico.

Mas que tem diferença tem, né? A começar pela cor dos compostos!

dIFERENÇA CITRATO VERDE E MARROM

Figura 1: Diferença de Citrato Verde e Marrom

E quais são as principais diferenças?

Os citratos usados para Cianótipo, seja o verde ou o marrom, apresentam diferentes quantidades de Ferro, do Citrato e de íon Amônio. (Citrato Férrico Amoniacal, lembra?)

Os estudos científicos indicam que estes íons quando se juntam para formar o composto verde ou o marrom estão organizados de maneira diferentes em um e no outro, gerando estruturas diferentes e isso vai gerar a cor diferente, a fotossensibilidade diferente entre os Citratos Verde ou Marrom.

E por fim a parte que interessa: como tudo isso é diferente, SIM, vai fazer diferença usar um ou outro na hora de fazer Cianótipos!

Citrato Verde e Marrom

Figura 2: Diferença de Citrato Verde e Marrom aplicados no papel

Como essa é uma longa história, nessa primeira parte vamos começar bem do começo: vamos falar da Fórmula Molecular do Citrato Férrico Amoniacal Verde e Marrom! O post de hoje vai ser só sobre como ela influencia no seu Cianótipo! E atenção que não estamos falando aqui da fórmula das soluções, por exemplo: 25g de Citrato em 100ml de água. Não é essa formula agora, ta?

“Qual a fórmula estrutural do Citrato Férrico Amoniacal?” as pessoas, e sobretudo esse "povo da química" costumam adorar uma fórmula, mas a noticia não é tão boa: A fórmula estrutural dos citratos usados na cianotipia não foi 100% elucidada. Nem a do citrato verde e nem a do citrato marrom.

E como se chega na fórmula de uma substância? Precisamos de essencialmente duas informações:

1- Como ela foi sintetizada?

2- Analisar a substância utilizando diferentes técnicas.

E o que é uma fórmula estrutural? É uma maneira de descrever como os elementos químicos estão organizados e em que quantidade eles se combinam para formar uma substância.

De maneira geral a fórmula dos dois citratos seria essa: